terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lentes de contato

Oi leitores do Garotas em Apuros, como sabemos, muitas pessoas gostam de usar lentes de contato cosméticas, que são aquela que mudam a cor do olho sem a aumento, mas tudo tem conseqüências, se não usar corretamente, vc pode pegar diversas doenças, e pode levar a cegueira, para que isso não aconteça, levamos a vcs dicas básicas, e se vc pensa em usar, é fundamental consultar um especialista:
Dicas:


· Retirar as lentes para uso de sauna, piscina e mar;
· Usar somente colírio compatível com a lente
. As lentes devem ser retiradas todos os dias para limpeza 


* Manter as unhas pequenas
*Lavar bem a mão antes de manusear as lentes
*Não tomar banho, dormir, ou nadar usando lentes
*Atenção para validade da lente
*Consultar um especialista 

Antes de mais nada...
Cerca de dois milhões de brasileiros usam lentes de contato, segundo dados do Instituto de Moléstias Oculares (IMO). Desse total, 72% são mulheres. Antes de abandonar seus óculos e aumentar esse contingente, saiba que é necessário passar por uma consulta médica. ''É importante verificar o diâmetro da córnea, a sensibilidade e curvatura para saber se o paciente se adapta às lentes'', explica Sandra Falvo, oftalmologista do IMO. Existem córneas com curvaturas incompatíveis com a das lentes. Dependendo do tipo do problema, as lentes rígidas são mais indicadas.

Sempre limpinhas Compradas as lentes, o segundo passo é aprender a cuidar delas. Lave-as diariamente com solução multiuso antes e depois de colocá-las. Para guardá-las no estojinho, esfregue-as suavemente com a ponta do dedo indicador para evitar o contato com as unhas. ''Isso remove a sujeira que fica na superfície'', ensina Maria Beatriz Guerios, oftalmologista do IMO. A solução multiuso da caixinha deve ser trocada diariamente. E nada de enxugar as mãos antes de levar as substitutas dos óculos aos olhos! Pelinhos da toalha ou resíduos de papel podem contaminá-las novamente. Guardar a caixa de lentes na geladeira também diminui o risco de acúmulo de bactérias.

Nada de soro
Nem o soro fisiológico nem a água são indicados para limpar as lentes. A solução multiuso é específica para a limpeza porque contém agentes antibacterianos e substâncias que funcionam como um detergente. Ela limpa e ainda mantém as lentes hidratadas.

Inimigos íntimos Ar-condicionado, poluição, claridade excessiva e até a tela do computador podem ser arqui-inimigos de quem usa lentes de contato. Contra isso tudo, um só aliado: o colírio lubrificante, que deve ser aplicado no máximo de cinco a seis vezes por dia. É importante agradar os olhos, mas sem exageros.

Respeite o prazo
As lentes têm um prazo de validade que deve ser respeitado. ''Depois disso, elas começam a sofrer um processo de degradação. Podem acumular bactérias e até fungos que, em contato com os olhos, geram desconforto, e servem como porta de entrada para o desenvolvimento de diversos processos infecciosos, como a úlcera de córnea'', alerta Renato Garcia, oftalmologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. Por isso, se as lentes foram feitas para durar vinte dias, use-as somente por esse período.

Evolução da espécie
Quanto mais tecnológicas melhor. Uma das novidades mais recentes do setor de produtos oftalmológicos é a lente feita para quem trabalha horas a fio em frente ao computador, ou exposta ao ar-condicionado, ou frequenta locais poluídos e esfumaçados. Ela contém mais agentes hidratantes e proporciona maior conforto aos olhos. Há também lentes que devem ser descartadas diariamente, boa opção para as mais desencanadas, que perdem ou não cuidam direito delas.
1 - Antes de colocar ou retirar as lente de contato, deve-se lavar as mãos com sabonete neutro. Recomenda-se ainda secar as mãos em toalhas que não soltem fiapos e manter as unhas sempre aparadas e limpas.

2 - retire a lente do estojo e examine a extensão e a borda da lente para verificar se não há nenhum corpo estranho ou rasgo na lente.

3 - Inicie o manuseio sempre pela mesma LC, direita ou esquerda, para evitar a troca. Para a limpeza pode-se utilizar soluções limpadoras surfactantes, limpadores enzimáticos ou de preferência soluções multiuso.

4 - Com a lente de contato na palma da mão, dirija um jato constante da solução, fazendo uma leve fricção de trás para frente na parte interna (côncava) da lente. Recomenda-se um segundo enxágüe, sem fricção.

Esses passos devem ser feitos sempre que for retirar ou colocar as LC do olho.

Sempre que for colocar as lentes no olho, jogue o liquido do estojo fora e mantenho-o seco. Quando estiver usando as lentes, o estojo deve ser mantido seco e guardado em local com pouca umidade.


A limpeza do estojo para guardar a lente de contato deve ser feita uma vez por semana com água e sabão e com o uso de uma escova de dentes. Depois deixe o estojo secar no ar e quando seco, guardá-lo fechado. Recomenda-se trocar o estojo pelo menos, a cada 3 meses, porque nutrientes que desenvolvem microrganismos provenientes dos dedos ou da própria LC suja, podem se acumular no estojo.


Sobre as soluçoes de limpeza para Lentes de Contato:
  • Utilize sempre produtos indicados pelo seu oftalmoogista, de acordo com o seu tipo de lente de contato.
  • As soluçoes multiuso são tudo o que você precisa usar. Não utilize soro fisiológico, água boricada ou água comum para fazer a higiene ou conservação das lentes.
  • Se seu médico indicou o uso de desproteinizantes (removedor de proteínas) para lentes de contato utilize-a da seguinte forma: Se for solução liquida, coloque 01 gota em cada lado do estojo todas as noites, após a limpeza. Se for em comprimidos, coloque 01 comprimido emc ada frasco e deixa a lente imersa na solução por uma noite, pelo menos 1 vez por semana.
Atenção: Nem todo colírio pode ser usado quando você estiver usando as lentes de contato. A maioria deles inclusive pode diminuir a vida útil das lentes. Só use colírios que seu médico tenha recomendado


Fonte: Diversos sites na internet
Fotos:




domingo, 2 de janeiro de 2011

Satira sobre a saga de Crepúsculo


Essa foi a parodia do trailer do filme Crepúsculo com o filma ''Lula o filho do Brasil''



''Vampiros que se mordam'' sátira da saga de Crepúsculo

Série virtual ''Crepúsculinho''

Garotas em apuros on no Facebook

Curta-nos na nossa nova página no Facebook

Apaixone-se por ela: Katy Perry <3